Após nomear Cristiano Ronaldo, como maior artilheiro da última década e Lionel Messi, como maior criador de jogadas da última década, a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) elegeu os 10 melhores treinadores de futebol da última década do futebol mundial, e com uma grata surpresa entre os nomes.
De acordo com a IFFHS, o melhor treinador de futebol da última década é Diego Simeone, do Atlético Madrid. O treinador é o grande responsável por colocar o Atlético Madrid entre os gigantes do futebol mundial desde que assumiu o clube, no ano de 2011. Até aqui são 203 vitórias, 118 empates e apenas 82 derrotas em mais de 500 jogos disputados, além, claro, de 7 troféus, incluindo a La Liga contra Real Madrid e Barcelona.
Em segundo lugar, aparece Pep Guardiola, multi-campeão por onde passou na carreira. Ele fica na 2° posição, com 144 pontos ganhos, um pouco atrás de Simeone (152) e um pouco à frente de Klopp, do Liverpool, atual campeão da Premier League. Na terceira posição, Klopp soma 105 pontos em suas passagens por BVB e Liverpool.
José Mourinho, atualmente, treinador do Tottenham, ficou em 4° lugar, com 91 pontos ganhos Allegri, que passou pela Juventus e conquistou muitos troféus, fecha o top/5 com 77 pontos somados.
Os melhores técnicos da década para a IFFHS:
- Diego Simeone: 152 pontos
- Pep Guardiola: 144 pontos
- Klopp: 102 pontos
- José Mourinho: 91 pontos
- Allegri: 77 pontos
- Emery: 70 pontos
- Zidane: 59 pontos
- Ancelotti: 57 pontos
- Pochettino: 56 pontos
- Gallardo: 56 pontos
Leia mais: Por ‘rancor’, Liverpool descarta a contratação de Sergio Ramos; entenda
Leia mais: Com Cristiano Ronaldo em 1°, confira os jogadores com mais gols na década 2011/20
Outros treinadores também foram mencionados pela IFFHS, como Conte (53), Ranieri (36), Ferguson (35), Luis Enrique (35), Jupp Heynckes (34) e Valverde (26).
Marcelo Gallardo, do River Plate, é o único que trabalha no futebol sul-americano presente na lista da IFFHS.
Foto de capa: Reuters
Siga a Fanáticos por Futebol nas redes sociais.